Cólica renal: entenda o que é e como prevenir

Cólica renal: entenda o que é e como prevenir Veja neste texto o que é e como é a cólica renal, além de entender os sintomas mais frequentes e como prevenir novas crises de cólica renal.

A cólica renal é definida como uma dor forte que acomete a região abdominal, normalmente nos flancos, com uma possível irradiação para extensão da virilha. Essa condição é resultado de uma obstrução parcial ou total do ureter, tubo o qual liga cada rim à bexiga, provocada por pedras que se formam nos rins. 

Se você já sabe que possui esse problema urológico e deseja entender como identificar cólica renal e prevenir essa condição, continue a leitura deste conteúdo. Acompanhe! 

O que é cólica renal?

A cólica renal é um tipo de dor que ocorre quando as pedras nos rins bloqueiam partes do trato urinário como os ureteres, rins, bexiga ou uretra. 

A estimativa é de que entre 5% e 15% da população mundial já tenha sofrido com essa condição.

A cólica renal surge pelo deslocamento da pedra pelo trato urinário, podendo causar obstrução do fluxo urinário e por consequência das vias urinárias. A localização e a intensidade desta cólica varia de acordo com o local onde se encontra o cálculo e o seu tamanho. 

Mas, como é a cólica renal?

Quando o cálculo tenta passar pelas estruturas internas, ele acaba esticando e alargando a região, o que causa uma dor intensa no indivíduo acometido com esse problema. 

Pode-se dizer que essa dor é intensa, aguda e localizada, atingindo a parte inferior e lateral das costas (na altura dos rins), mas também pode acontecer na parte inferior do abdômen (na área da bexiga). 

Cólica renal: sintomas mais frequentes

Por conta da intensidade da dor, as cólicas renais costumam vir acompanhadas de náuseas ou vômitos. No entanto, existem outros sintomas de cólica renal que podem estar associados, como:

Sintomas de cólica renal: Ardência ao urinar; Sangue na urina; Sensação de bexiga cheia; Diarreia; Infecções urinárias;

Esses sintomas podem ser confundidos com outras condições médicas, por isso, é fundamental passar por uma avaliação médica.

Qual é a importância do diagnóstico?

De fato, a maioria dos pacientes não conseguem distinguir que possui litíase renal sem passar por uma crise de cólica. Por isso, o acompanhamento com um médico urologista é primordial para diagnosticar essa condição antes que ela se transforme em uma dor insuportável. 

Além do mais, quando não tratada corretamente, a cólica é capaz de gerar algumas complicações. As principais são:

  • Diminuição ou perda de função do rim afetado;
  • Infecção urinária;
  • Hipertensão.

Como aliviar a cólica renal?

O mais recomendado é que o paciente procure por um atendimento médico. Com isso, para proporcionar alívio imediato da dor, os especialistas costumam prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, por via oral ou injetável. 

Contudo, é a partir de um diagnóstico preciso que se torna mais fácil indicar o melhor tratamento para as cólicas renais causadas pelas pedras nos rins.

E-book: Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamentos. Descubra agora!

Existe remédio para cólica renal?

Sim, existe remédio para cólica renal forte. Aliás, o tratamento para esse problema consiste no uso de medicamentos, como:

  • Anti-inflamatórios: atuam na diminuição do processo inflamatório, responsável por piorar a crise de cólica renal;
  • Analgésicos: são responsáveis por aliviar as dores;  
  • Antiespasmódicos: são utilizados para diminuir as contrações dos rins, bexigas e vias urinárias, e que também causam dor;
  • Antieméticos: são usados para aliviar as náuseas e vômitos. 

Leia mais:

Remédio para dor nos rins

Cólica renal: como prevenir novas crises?

Depois de tratar as dores, é chegado o momento de evitar a incidência de novas crises. Portanto, a primeira etapa a ser realizada é uma mudança de hábitos alimentares e do estilo de vida. As recomendações mais comuns são:

  • Aumente a ingestão de água ao longo do dia;
  • Adote uma dieta rica e equilibrada;
  • Faça atividades físicas regularmente;
  • Diminuía o consumo de sal;
  • Reduza a ingestão de alimentos ricos em proteína, cálcio e oxalato;
  • Limite o consumo de alimentos industrializados e processados; 
  • Passe em consultas de rotina com seu médico urologista.  

É possível identificar a presença de cálculos renais com exame de urina?

Um estudo publicado pela Bibliomed, em 5 de junho de 2020, afirma que já existe um novo sistema de testes à base de urina capaz de diagnosticar pessoas com pedras nos rins em até 30 minutos. 

Esse resultado mais rápido de exame, significa que os indivíduos acometidos por essa condição podem iniciar o tratamento de forma precoce.

Geralmente, os médicos especialistas usam testes metabólicos da urina para avaliar a presença de minerais que causam a formação dos cálculos renais. Neste estudo, os pesquisadores dizem que esse teste permite que o reagente e a amostra se movam sozinhos e executem rapidamente as reações necessárias para produzir resultados. 

Tratamento para cólica renal em São Paulo

Se você acha que depois de entender sobre o que é bom para cólica renal e como tratar essa condição, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos dos problemas urológicos, como a cirurgia de pedra nos rins a laser, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Clique aqui para agendar um consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta