A cirurgia robótica tem revolucionado a prática da urologia, trazendo consigo uma série de benefícios que estão transformando a maneira como os procedimentos urológicos são realizados.
Essa abordagem inovadora combina a precisão da tecnologia robótica com a experiência clínica dos cirurgiões, proporcionando resultados mais seguros e eficazes para os pacientes.
Se você deseja entender um pouco mais sobre esse tipo de intervenção cirúrgica, leia esse texto até o fim e conheça os tipos de cirurgia robótica e suas vantagens em relação aos demais procedimentos. Boa leitura!
O que é cirurgia robótica?
A cirurgia robótica é uma técnica pouco invasiva, inovadora e que vem sendo amplamente utilizada para o tratamento de diversas condições, com resultados efetivos.
A urologia é uma das especialidades médicas que mais se beneficia desse tipo de abordagem cirúrgica, especialmente, no que se refere ao tratamento de tumores nos rins, bexiga e próstata.
Tal procedimento é realizado com auxílio de um robô, que é controlado pelo cirurgião. O método oferece diversos benefícios não só para o paciente, como também para o profissional, pois o robô permite uma melhor manipulação e precisão dos movimentos humanos.
Como surgiu a cirurgia robótica?
O primeiro robô cirúrgico foi lançado no mercado mundial no ano de 1999, pela Intuitive Surgical e recebeu o nome de Da Vinci. Em 2000, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou o uso do robô em intervenções cirúrgicas específicas.
A primeira cirurgia robótica no Brasil aconteceu em 2008 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ao todo, já foram realizadas milhares de cirurgias dessa natureza.
Como já mencionado, a urologia é a especialidade que mais utiliza a abordagem robótica no país. Só em 2021, ocorreram mais de 24 mil procedimentos robóticos. Atualmente, já existem mais de 100 robôs qualificados nesse tipo de técnica no Brasil.
Quais são os principais benefícios da intervenção cirúrgica robótica?
A cirurgia robótica oferece uma série de vantagens significativas na área da urologia, entre elas:
- O cirurgião utiliza um console que permite o controle de câmera e pinças robóticas, que embora estejam conectados aos braços do robô, são controlados pelo médico;
- Por meio do console, o profissional consegue visualizar a área a ser operada com ajuda de imagens de alta qualidade e em 3D;
- A amplitude e precisão de movimento que as pinças robóticas oferecem são muito superiores àquelas utilizadas nas cirurgias abertas e laparoscópicas;
- O procedimento permite uma maior qualidade técnica, o que significa menor sangramento, tempo de internação, dor pós-operatória e tempo de recuperação;
- Diminui as chances de sequelas após o tratamento do câncer de próstata, bexiga ou rim.
Leia mais:
Como diminuir a próstata aumentada
Quais procedimentos urológicos admitem a técnica da cirurgia robótica?
Com os avanços da robótica, é visível notar diversos impactos positivos em determinados segmentos, inclusive na medicina minimamente invasiva.
Ao longo dos últimos anos, muitas cirurgias abertas evoluíram para procedimentos robóticos. Afinal, tal técnica é considerada pouco invasiva, o que traz diversas vantagens para o paciente.
Por essa razão, a cirurgia robótica passou a ser referência para o tratamento de câncer de próstata e de doenças nos rins e na bexiga. Dessa forma, entenda abaixo em quais procedimentos urologicos, o método robótico pode atuar:
Cirurgia robótica de próstata
A cirurgia de próstata por robótica é considerada a melhor opção de tratamento para pacientes que sofrem com o câncer, sendo uma ótima alternativa para casos selecionados de hiperplasia prostática benigna. Esse método é muito mais preciso e seguro do que as técnicas tradicionais.
Afinal, a tecnologia vem auxiliando os médicos urologistas na busca por resultados cada vez mais eficientes em procedimentos que antes ofereciam maior morbidade aos indivíduos.
A cirurgia de próstata robótica pode realizar a retirada total da próstata e vesículas seminais, o que é conhecido como prostatectomia radical. Essa remoção total visa impedir o avanço do câncer para outros órgãos do corpo masculino.
Já a hiperplasia prostática benigna tem diversas opções de tratamentos cirúrgicos, principalmente por via uretral, como a RTU da próstata e o HoLEP. No entanto, a cirurgia via robótica também pode ser recomendada em alguns casos de HPB.
O procedimento consiste na remoção da próstata de forma parcial, mantendo sua cápsula. Essa intervenção, também denominada de prostatectomia simples, é indicada para pacientes com próstatas muito grandes, normalmente acima de 150 gramas.
A abordagem cirúrgica é realizada pela técnica laparoscópica por vídeo com o auxílio de braços robóticos de ampla praticidade, ou seja, o robô é manuseado pelo próprio cirurgião por meio de um computador instalado na sala de operação.
Cirurgia robótica de pedra nos rins
A cirurgia de pedra nos rins, por via robótica, é realizada a partir de pequenas incisões no abdômen do paciente, por onde são inseridas pinças laparoscópicas.
Através desses instrumentos é possível transmitir imagens para monitores de vídeo, permitindo que o médico visualize a parte interna do indivíduo sem a necessidade de fazer um corte extenso na pele.
Além disso, pelas incisões também podem ser inseridos instrumentos cirúrgicos que permitem a extração dos cálculos.
É de suma importância ressaltar que esse tipo de procedimento é indicado para casos muitos específicos, em que as pedras estão localizadas em uma região conhecida como pelve renal.
Quanto custa uma cirurgia robótica?
O valor do procedimento pode variar a partir de diversos fatores, como despesas médicas ou clínicas, instrumentos cirúrgicos, honorários médicos e de profissionais envolvidos.
Sendo assim, é muito importante que o paciente converse com seu urologista sobre as suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas referentes ao preço da intervenção cirúrgica.
Conclusão
A cirurgia robótica tem revolucionado o campo da urologia, oferecendo uma série de benefícios significativos para pacientes e profissionais.
A precisão, destreza e visão tridimensional proporcionadas pelos sistemas robóticos permitem procedimentos mais seguros e eficazes, reduzindo o tempo de recuperação e minimizando o desconforto pós-operatório.
Além disso, a capacidade de realizar cirurgias minimamente invasivas com incisões menores resulta em menor morbidade e cicatrizes visíveis. Isso se traduz em melhores resultados clínicos e uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
No entanto, é importante salientar que a cirurgia robótica não é isenta de desafios, como a necessidade de treinamento especializado. A pesquisa contínua e o desenvolvimento de tecnologias mais acessíveis podem ajudar a superar esse obstáculo.
Cirurgia robótica é com o Dr. Jonathan Doyun Cha
Quem está com problemas urológicos que prejudicam o bem-estar, deve procurar um médico urologista o quanto antes para começar um tratamento adequado, como a cirurgia robótica, para eliminar possíveis sintomas e desconfortos.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças urológicas, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!