A cirurgia de vasectomia é um procedimento que assegura a interrupção do vaso deferente e, dessa maneira, impede que o espermatozoide se transporte até a uretra e seja eliminado na ejaculação.
Para entender como funciona esse tipo de intervenção cirúrgica e seus benefícios, continue a leitura deste texto. Confira!
O que é cirurgia de vasectomia?
A cirurgia de vasectomia é uma intervenção simples, realizada em homens que não desejam ter filhos por motivos diversos, sendo assim, pode-se dizer que é um método contraceptivo.
Vale ressaltar que esse procedimento é considerado definitivo, mas, em alguns casos, pode ser revertido.
Ao realizar a suspensão dos vasos deferentes, os espermatozoides não são eliminados no processo de ejaculação, assim, o líquido passa a transportar apenas secreções da vesícula seminal e da próstata.
Como é feita a cirurgia de vasectomia?
Para se sentirem mais seguros, é comum que muitos homens queiram saber como funciona e quanto tempo dura a cirurgia de vasectomia, então, vamos explicar o procedimento.
O cirurgião aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozoides dos testículos ao pênis.
A intervenção cirúrgica dura em média 30 minutos e pode ser feita em ambiente hospitalar ou em consultório médico. Com isso, na maioria dos casos, logo após o procedimento, o paciente já está liberado para voltar para casa e em alguns dias seguir para as suas atividades normais.
Vale ressaltar que depois da cirurgia é fundamental que o casal continue usando um método anticoncepcional por 60 dias aproximadamente, uma vez que alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal.
Dessa forma, em pouco meses, o sêmen não conterá mais espermatozoides, impossibilitando a gravidez.
Leia mais:
Cirurgia de vasectomia: quantos dias de repouso?
Essa é uma intervenção simples, por isso, sua recuperação pós-cirúrgica costuma ser bem sossegada. Em geral, o homem é autorizado a ir para casa no mesmo dia do procedimento, mas, no primeiro dia, recomenda-se fazer repouso e colocar bolsas com gelo sobre a região operada.
Em alguns casos, é comum que o homem sinta um leve desconforto ou inchaço no escroto por alguns dias após a vasectomia. Nessas situações, é indicado que o paciente tome analgésicos para aliviar os sintomas. Essa medicação já costuma ser prescrita pelo médico após o procedimento cirúrgico.
Outra situação bem comum é a presença de sangue no sêmen nas primeiras ejaculações depois de uma vasectomia. Mas, fique tranquilo, essa condição não é prejudicial e logo deve ser normalizada.
Em relação à volta ao trabalho, normalmente, o paciente pode retornar às suas atividades 1 ou 2 dias após a cirurgia, no entanto, é aconselhável que não faça esportes e levantamento de peso por pelo menos uma semana, para evitar possíveis complicações.
O homem também é aconselhado a não praticar atividades sexuais por 7 dias após o procedimento.
Veja também:
Quanto custa uma cirurgia de vasectomia?
O valor da cirurgia de vasectomia pode variar a partir de diversos fatores, como despesas médicas ou clínicas, instrumentos cirúrgicos, honorários médicos e de profissionais envolvidos.
Assim, é muito importante que o paciente converse com seu urologista sobre as suas possibilidades e esclareça todas as dúvidas.
Como é realizada a cirurgia de reversão de vasectomia?
Vale lembrar que a vasectomia costuma ser considerada um procedimento cirúrgico permanente. No entanto, é possível reverter esse quadro dentro de até 10 anos após a realização da intervenção. Essa técnica é conhecida pelo nome de vaso microanastomose bilateral.
O processo de reversão de uma vasectomia não possui 100% de eficácia, além de se tratar de uma cirurgia mais cara e complexa.
A verdade é que cerca de 5% dos indivíduos que passam pela cirurgia de vasectomia se arrependem, seja por necessidade, mudanças conjugais ou pelo desejo de ser pai.
Com isso, uma das maneiras de se precaver é optar pela criopreservação do sêmen antes da cirurgia. Desta maneira, é possível iniciar uma gestação por meio da fertilização in vitro.
Quais são os riscos da cirurgia de vasectomia?
Por se tratar de um procedimento tranquilo, a cirurgia de vasectomia tem um índice de complicação muito baixo.
Os problemas mais frequentes são aparecimento de hematoma na bolsa escrotal, dor ou sensibilidade prolongada nos testículos. Aliás, a existência destes riscos chegam perto de 5% em todos os casos.
Quais homens podem realizar a cirurgia de vasectomia?
De acordo com o regulamento da nova Lei n° 14.443, sancionada em 2 de setembro de 2022, que entra em vigor a partir de março de 2023, e que se refere ao planejamento familiar, a cirurgia de vasectomia é permitida nos seguintes casos:
- Homens com no mínimo 21 anos de idade;
- Ou ter no mínimo dois filhos vivos;
- Em casos em que a gravidez pode gerar risco de morte à mulher;
- Existir indicação psicológica e/ou social.
Cirurgia de vasectomia com o Dr. Jonathan Doyun Cha
Para os homens que estão à procura de um especialista para a cirurgia de vasectomia em São Paulo precisam encontrar um profissional que inspire confiança e tenha expertise no procedimento.
O Dr. Jonathan Doyun Cha oferece atendimento humanizado, que visa promover segurança aos pacientes ao esclarecer todas as dúvidas em relação ao procedimento cirúrgico, além de confiança de que a intervenção será realizada com total sucesso e proteção.
É importante lembrar os pacientes que é sempre aconselhável frequentar o consultório de um urologista de sua confiança com regularidade. Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!