A cirurgia de próstata, também chamada de prostatectomia, é indicada para tratamento de tumores malignos ou crescimento acentuado da glândula prostática, trazendo inúmeros benefícios e melhorias para a saúde masculina.
É de extrema importância destacar a importância desse procedimento, oferecendo clareza e compreensão para aqueles que buscam informações precisas e confiáveis.
Ao longo deste texto, apresentaremos em detalhes como é feito a cirurgia de próstata e o processo envolvido em sua realização, para proporcionar uma visão esclarecedora sobre este tema relevante para a saúde dos homens. Leia mais no conteúdo!
O que é a cirurgia de próstata?
A intervenção cirúrgica é um procedimento médico realizado com o objetivo de tratar diversas condições relacionadas à próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino.
A função da cirurgia, assim como a metodologia aplicada na abordagem, pode depender da condição clínica apresentada por cada paciente e de suas características e necessidades individuais. Uma vez que envolve uma parte do organismo bastante sensível e que está relacionada à sexualidade masculina.
As principais alterações apresentadas pela próstata são o câncer, a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Entretanto, o procedimento cirúrgico é recomendado para os dois primeiros casos, enquanto a infecção prostática pode ser tratada com uso de antibióticos e medicamentos para controle da dor.
Existem diferentes tipos de cirurgias, cada uma indicada para situações específicas, ou seja, a escolha da técnica dependerá do diagnóstico específico de cada paciente, do estágio da doença e das características individuais.
A decisão pela operação é sempre tomada em conjunto entre o indivíduo e o médico, considerando fatores como idade, saúde geral e preferências pessoais.
Em qualquer caso, a intervenção visa melhorar a qualidade de vida do homem, aliviando sintomas, controlando ou eliminando doenças e contribuindo para o monitoramento da saúde urológica.
Como é feita a cirurgia de próstata?
É válido lembrar que tal abordagem pode ter diferentes propósitos. No caso do tratamento de tumores malignos, por exemplo, a intervenção visa remover os tecidos cancerosos e promover a cura da doença.
Nas situações de próstata aumentada, o procedimento tem o intuito de remover o tecido prostático e restaurar o funcionamento do organismo.
Há diferentes metodologias que podem ser aplicadas na cirurgia de próstata. Cabe ao cirurgião especializado em urologia avaliar as condições do homem e indicar o melhor método para o caso.
Os principais tipos de operação para remoção da próstata e tecidos à sua volta são:
Cirurgia de próstata aberta
Esta é a abordagem mais tradicional, realizada a partir de uma incisão por onde o especialista remove a próstata do paciente e os tecidos adjacentes. Trata-se de um método mais invasivo e que é cada vez menos usado.
Cirurgia por laparoscopia
Este método é executado a partir de pequenas incisões, por onde o cirurgião insere instrumentos que permitem a visualização interna do abdômen e remoção da próstata sem a necessidade de fazer grandes cortes.
Trata-se de uma alternativa mais vantajosa no âmbito geral, pois há menor perda de sangue e uma recuperação mais rápida do paciente.
Cirurgia de próstata a laser
Essa intervenção consiste em introduzir um escopo de fibra óptica na uretra do indivíduo e retirar o tecido expandido com a ação do laser, sem a necessidade de realizar incisões no corpo do paciente.
São duas técnicas de cirurgia a laser que são recomendadas para o tratamento dos casos avançados de hiperplasia: HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate) e vaporização da próstata com GreenLight Laser. Ambas abordagens são feitas com um ressectoscópio que é inserido na uretra.
- HoLEP: ondas de choque promovidas pelo Holmium Laser dissecam o tecido da glândula. Além de fragmentá-lo, o aparelho também faz aspiração de todo o adenoma da próstata para realização de um tipo de biópsia;
- Greenlight: o laser faz uma vaporização prostática fotodinâmica que destrói toda a camada interna da glândula. Essa cirurgia é indicada para a próstata de tamanho médio.
Cirurgia robótica de próstata
A cirurgia robótica é uma técnica pouco invasiva, inovadora e que vem sendo amplamente utilizada para o tratamento de diversas condições, com resultados efetivos.
Tal procedimento é realizado com auxílio de um robô, que é controlado pelo cirurgião. O método oferece diversos benefícios não só para o paciente, como também para o profissional, pois o robô permite uma melhor manipulação e precisão dos movimentos humanos.
A cirurgia de próstata por robótica é considerada a melhor opção de tratamento para pacientes que sofrem com o câncer, sendo uma ótima alternativa para casos selecionados de hiperplasia prostática benigna. Esse método é muito mais preciso e seguro do que as técnicas tradicionais.
Afinal, a tecnologia vem auxiliando os médicos urologistas na busca por resultados cada vez mais eficientes em procedimentos que antes ofereciam maior morbidade aos indivíduos.
Cirurgia de câncer na próstata e HPB: quais são os efeitos colaterais?
Os principais riscos associados à cirurgia de câncer de próstata e HPB são os mesmos de qualquer outra intervenção de grande porte, tais como reação à anestesia, hemorragia, infecção no local operado e dano aos órgãos e nervos próximos.
Considerando especificamente a prostatectomia, podem ocorrer efeitos colaterais específicos:
- Incontinência urinária;
- Disfunção erétil; (impotência);
- Infertilidade;
- Alterações na sensação de orgasmo.
Leia mais sobre:
Quanto custa cirurgia de próstata?
Por ter diferentes metodologias que podem ser aplicadas na cirurgia de próstata. Logo, o tipo de intervenção cirúrgica também vai influenciar no preço da operação, a depender de cada caso.
Depois da análise detalhada dos especialistas em câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna, determinando a gravidade da doença e os recursos necessários para a abordagem, é possível saber os valores médios da cirurgia, que são compostos por um conjunto de critérios:
No entanto, podemos afirmar que os valores atuais das cirurgias de próstata são significativamente menores quando comparados há alguns anos, em razão do aumento da procura dos pacientes pelos procedimentos.
Cirurgia de próstata com robótica é com o Dr. Jonathan Doyun Cha!
Quem está com problemas na próstata que prejudicam o bem-estar, deve procurar um urologista o quanto antes para começar um tratamento adequado, para eliminar esses sintomas e desconfortos.
Então, agora que você já sabe como é feita a cirurgia de próstata com corte, a laser ou robótica, que tal conhecer o Dr. Jonathan Cha?
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da próstata, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Afinal, cuidar da saúde urológica pode prevenir muitos problemas graves no futuro, como o desenvolvimento da HPB e do câncer de próstata.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!