A cirurgia com laser HoLEP para hiperplasia benigna da próstata é um procedimento inovador e ágil que oferece diversas vantagens aos homens que sofrem com os problemas da próstata aumentada.
Com isso, a enucleação prostática com Holmium laser é um método que traz excelentes resultados com eficácia e durabilidade superiores à RTU da próstata.
Se você quer saber sobre quais são os benefícios do HoLEP, e como funciona essa intervenção cirúrgica, leia esse conteúdo até o fim.
Procedimento cirúrgico de HoLEP: o que é?
A cirurgia de próstata com laser Holmium é uma técnica para tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB), conhecida como HoLEP. Esse procedimento consiste em realizar a enucleação da região aumentada da próstata por meio do laser pela via uretral, sem a necessidade de cortes.
Em outras palavras, a intervenção cirúrgica usa um laser para remover o tecido que está bloqueando o fluxo de urina pela próstata. Além disso, toda a zona central da glândula, conhecida como adenoma, é enucleada com o laser para o interior da bexiga.
Em seguida, o médico urologista utiliza um morcelador para retirar o adenoma, em vários fragmentos.
Para quem é indicado a cirurgia HoLEP?
A cirurgia com laser HoLEP é indicada para pacientes que sofrem com hiperplasia benigna da próstata, ou seja, é recomendada para próstatas de todos os tamanhos, inclusive, as bem aumentadas. Além disso, também pode ser designada para indivíduos com sintomas urinários decorrentes da próstata.
Vale lembrar que o HoLEP para hiperplasia benigna da próstata possui a vantagem de ser menos invasiva do que os procedimentos com cortes, como por via aberta, laparoscópica ou robótica, e mais definitiva do que a RTU da próstata, raspagem da glândula.
Quais são as vantagens do HoLEP?
- Ausência de incisão abdominal, o HoLEP é feito pela via uretral;
- Pode ser realizado em próstatas de qualquer tamanho;
- Mínimo sangramento intraoperatório;
- Nenhum efeito na ereção;
- Mínimas dores do pós-operatório;
- A taxa de retratamento é de 1% em 10 anos e, geralmente, o primeiro sintoma é a hematúria;
- Possibilidade de tratar o estreitamento uretral e cálculo vesical ao mesmo tempo da enucleação da próstata;
- Oportunidade de realizar a análise histológica do material removido (biópsia);
- Remoção precoce da sonda uretral, o que permite que 90% dos pacientes recebam alta em 24 horas sem sonda uretral.;
- Excelentes resultados a curto e longo prazo ao permitir a retirada completa do adenoma prostático;
- Metanálises: estudos sugerem que o HoLEP alivia os sintomas e melhora o fluxo urinário de forma mais eficaz que outros procedimentos.
Como é o pós-operatório do procedimento com laser HoLEP?
Ao realizar a cirurgia de próstata aumentada com o laser HoLEP, o paciente deverá sair do centro cirúrgico com um cateter no pênis, para ajudar a drenar a bexiga.
Além disso, é importante lembrar que alguns desconfortos no pós-operatórios são normais, como:
- Irritação urinária;
- Sangue na urina;
- Frequência aumentada de urina;
- Inflamação do tecido residual da próstata, entre outros.
Esse fato não significa que todos os homens terão esses problemas no pós-operatório. Vai depender muito da condição de saúde do paciente e até da disciplina para seguir as orientações médicas na recuperação.
Qual é a possibilidade do paciente desenvolver incontinência urinária pós-HoLEP?
De acordo com a literatura mundial, a incontinência urinária transitória é relativamente comum após o procedimento de enucleação da próstata. No entanto, é importante ressaltar que a incontinência depois do primeiro ano de cirurgia ocorre em aproximadamente 1% dos pacientes.
Dessa forma, se a próstata for maior que 100 gramas, a incontinência por estresse acontece em cerca de 3% a 5% dos indivíduos, mas normalmente, desaparecem em até seis semanas.
A técnica do HoLEP está minimizando esta ocorrência e a maioria dos pacientes ficam continentes desde a remoção da sonda. Nesse processo, o urologista libera o esfíncter (músculo que prende a urina), na fase inicial da enucleação da próstata.
Leia mais:
Como diminuir a próstata aumentada
O que é a hiperplasia benigna da próstata e quais são suas causas?
A hiperplasia prostática benigna (HPB), que também é conhecida como hipertrofia prostática benigna ou obstrução prostática benigna, é o aumento da próstata e do tecido circundante. É uma condição natural que ocorre com os homens no envelhecimento.
Entretanto, a glândula passa por dois momentos de aumento ao longo da vida: a primeira é na puberdade, e a segunda é a partir dos 25 anos, quando começa uma expansão contínua.
Em um homem adulto, o tamanho normal da próstata é semelhante ao de uma noz:
A causa exata da hiperplasia benigna da próstata não está claramente definida, mas existem algumas possibilidades apontadas em estudos médicos:
- Alterações hormonais: aumento da testosterona;
- Hereditariedade;
- Doenças subjacentes como obesidade e diabetes.
Cirurgia com laser HoLEP para hiperplasia benigna da próstata em São Paulo
Quem está com hiperplasia benigna da próstata fica com o bem-estar e a qualidade de vida prejudicados. O ideal é procurar um urologista o quanto antes para começar um tratamento adequado, como a cirurgia com laser HoLEP para hiperplasia benigna da próstata, para eliminar esses sintomas e desconfortos.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos da HPB, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições do paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!