O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer entre os homens, especialmente depois dos 50 anos, perdendo apenas para o câncer de pele. Aliás, saber que tem uma doença grave não é fácil para ninguém, e em quase todos os casos, a primeira pergunta na mente da maioria dos pacientes após o diagnóstico é: “O câncer de próstata tem cura?”
Geralmente, essa doença é lenta e silenciosa, o que não costuma trazer muitos sintomas em seus estágios iniciais. Veja neste texto, as possíveis chances de cura e como tratar o câncer de próstata. Boa leitura!
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é caracterizado pela multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens.
Vale lembrar que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, muito pequena, que fica na parte inferior do abdômen, logo abaixo da bexiga, à frente do reto.
A glândula envolve parte da uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, por onde a urina é expelida para fora do corpo. É nesta glândula que é produzido uma parte do sêmen, o líquido que armazena os espermatozóides.
Por fim, a próstata em homens jovens, possui o tamanho parecido com o de uma noz, mas é importante ressaltar que ela aumenta de tamanho com o envelhecimento.
O câncer de próstata tem cura?
Você também faz parte das pessoas que se perguntam se: “O câncer de próstata grau 1 tem cura?”
O câncer de próstata tem cura desde que seja diagnosticado nas fases iniciais e que o tratamento seja iniciado em seguida. A propósito, quando o tumor é detectado nesse estágio, antes de apresentar sintomas, o tratamento oferece mais de 95% de chances de cura.
Dessa maneira, o tratamento para esse tipo de câncer envolve a realização de cirurgia para retirada da próstata, sendo capaz de ser complementada por radioterapia, quimioterapia ou uso de medicamentos para eliminar completamente a doença.
O câncer de próstata avançado tem cura?
No entanto, em caso de diagnóstico tardio, quando a doença já se espalhou para outras regiões em forma de metástases, a taxa de sobrevida em cinco anos é de apenas 30%.
Veja também
Sinais e sintomas do câncer de próstata
Após entender se o câncer de próstata tem cura, chegou o momento de descobrir quais são os principais sinais e sintomas dessa doença.
Assim como foi descrito acima, a maioria dos casos desse tipo de câncer se origina de forma muito lenta e raramente provoca sintomas nos estágios iniciais. Quando esse fato ocorre, as demonstrações são semelhantes aos do crescimento normal da próstata que acontece com o avanço da idade, abrangendo:
- Dificuldades para urinar;
- Aumento da frequência urinária, principalmente à noite;
- Diminuição do jato urinário;
- Sangue na urina e no sêmen;
- Disfunção erétil.
Já nos estágios mais avançados, quando a doença envolve estruturas vizinhas, como os gânglios linfáticos, é possível que surja outros sinais, como:
- Dor e sangramento no reto, geralmente ao evacuar;
- Dor na região pélvica;
- Inchaço das pernas.
Nas situações em que o tumor se espalha pelo corpo e atinge outros órgãos (metástases), os sinais mais frequentes incluem:
- Anemia;
- Fadiga;
- Perda do apetite;
- Perda de peso;
- Pele amarelada, náuseas e vômitos (metástase no fígado);
- Dor nos ossos (metástase óssea);
- Tosse e falta de ar (metástase no pulmão).
Leia mais:
Câncer de próstata: fatores de risco
Quando se fala em câncer de próstata, os fatores mais comuns de risco são:
- Idade avançada (acima de 50 anos);
- Histórico da doença na família;
- Fatores hormonais e ambientais;
- Hábitos alimentares, como o consumo alto de gorduras, pobre em frutas, verduras e vegetais;
- Sedentarismo;
- Sobrepeso.
No Brasil, cerca de 52 mil homens são diagnosticados por ano com câncer de próstata. A doença se fortalece quando o organismo perde o controle sobre as células da glândula prostática, que se multiplicam e crescem.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para câncer de próstata deve ser orientado por um urologista e, conforme o tamanho e a classificação do tumor, bem como dependendo da idade do paciente, o tratamento poderá consistir em:
- Prostatectomia radical: é uma dos tratamentos mais utilizados e que consiste na remoção da próstata via cirurgia;
- Radioterapia: o tratamento é feito por meio de uma aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células cancerosas;
- Terapia hormonal: esse método, normalmente, é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, o que também vai ajudar a aliviar os sintomas.
- Uso de medicamentos específicos.
Está em busca pela cura do câncer de próstata?
Para você que está em busca de um melhor tratamento para o seu câncer de próstata, conheça o Dr. Jonathan Doyun Cha. Ele será responsável por oferecer um atendimento humanizado e um diagnóstico preciso, que visa recuperar o bem-estar do paciente.
Afinal, cuidar da saúde do homem e da próstata pode prevenir muitos problemas graves no futuro.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!