Quando um homem está com câncer de próstata, os sintomas podem surgir em um estágio já avançado da doença, que costuma ser silenciosa e progredir lentamente.
Mas vale o alerta que a descoberta do problema em fase avançada reduz as possibilidades de cura. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 20% dos casos ainda são diagnosticados tardiamente, o que dificulta o sucesso dos tratamentos.
Veja neste texto, quais são os sintomas do câncer de próstata, como tratar a doença e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Acompanhe!
Quais os sintomas de câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor maligno que se desenvolve nessa glândula própria do organismo masculino, a partir da multiplicação descontrolada das células do órgão. A próstata é responsável por produzir um fluido que vai enriquecer o sêmen e contribuir com a fertilidade do homem.
É uma doença que afeta, principalmente, os homens de mais idade, por isso, tem sido considerada uma doença do envelhecimento. Porém, há outros fatores de risco que também contribuem para o surgimento do câncer de próstata, como:
- Hereditariedade;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Sedentarismo;
- Ser da etnia negra.
Estima-se que 1 em cada 6 indivíduos têm a possibilidade de desenvolver a patologia. Só no Brasil, o país é responsável por cerca de 14 mil óbitos todos os anos.
Em seu estágio inicial, o câncer de próstata pode ser bastante silencioso e os sintomas começam a surgir à medida que aumenta a gravidade da doença. Portanto, não é incomum que muitos homens não sintam nada fora do comum, quando o tumor ainda pode estar apenas no estágio primário, confinado à glândula.
Porém, com o avanço do câncer de próstata, os sintomas iniciais podem ser:
- Dificuldades para urinar;
- Aumento da frequência urinária;
- Diminuição do jato urinário;
- Sangue na urina e no sêmen;
- Disfunção erétil.
Nos estágios mais avançados, o tumor pode ir além da próstata e atingir a cápsula prostática, vesículas seminais, reto, esfíncter, músculos, nódulos linfáticos com ou sem metástase, ossos e outros órgãos.
Então, a partir desse avanço podem surgir outros sintomas, como:
- Dores pélvicas ou ósseas (costas, quadril e até ombros);
- Dor na região dos testículos ou perto do ânus;
- Perda de peso;
- Dormência ou fraqueza nos pés e mãos;
- Infecção generalizada;
- Insuficiência renal, etc.
Vale ressaltar que, nessa fase da doença, o exame de toque retal revela uma próstata muito dura e o PSA costuma estar bastante elevado.
Câncer de próstata: sintomas alertam para busca de ajuda médica
O câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge os homens, e é também a segunda principal causa de mortalidade masculina.
De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil mortes no país em função deste tipo de tumor. Essa estatística representa 44 mortes por dia.
Conforme dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil novos casos a cada ano deste triênio (2023-2025), atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Assim, se o homem tem esses sintomas de câncer de próstata, precisa procurar um médico de próstata (urologista) mais rápido possível, para investigar a origem desses desconfortos, porque muitas patologias também podem deflagrar os mesmos sinais, como a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata), que não se trata de um tumor maligno.
Apenas um profissional pode conceder o diagnóstico preciso a partir da investigação nas consultas e resultados de exames.
Diagnosticar a doença precocemente aumenta as chances de cura, especialmente quando o paciente segue o tratamento adequado. Por isso, o ideal é que mesmo sem os sinais e sintomas do câncer de próstata, os homens comecem a passar por consultas regulares com um especialista a partir dos 40 anos e fazer exames preventivos.
Ao consultar o profissional, o homem terá a oportunidade de realizar variados tipos de testes, como o toque retal e o exame de próstata de sangue, que são imprescindíveis para iniciar o diagnóstico.
Com o primeiro, o urologista já consegue avaliar se há alterações no tamanho e formato da próstata, e com o segundo, é investigado se o antígeno prostático específico está alto no sangue, o que pode ser um sinal do câncer.
Além desses exames, uroanálise, ultrassonografia e biópsia são solicitados para dar certeza do diagnóstico.
Quais são os estágios do câncer de próstata?
Quando a doença é confirmada, é preciso que o médico identifique a progressão da patologia para escolher o melhor tratamento possível. Os estágios do tumor são:
Novembro Azul orienta a prevenção
Os homens não cuidam da saúde tanto quanto as mulheres, portanto, não é incomum que apesar de perceberem os sintomas de câncer na próstata ainda assim não procuram uma ajuda médica.
É por esse motivo que a mortalidade é tão elevada, porque muitos costumam buscar por auxílio médico apenas quando é um câncer de próstata avançado com sintomas que não podem ser ignorados.
Foi por isso que surgiu o Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização de homens do mundo inteiro sobre a importância de frequentar o urologista e fazer exames preventivos a partir dos 40 anos.
Contudo, a campanha vai além, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral dos indivíduos, abrangendo temas como doenças crônicas e saúde mental.
Ao passar em consultas regulares, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames, o homem pode fazer um monitoramento constante da saúde da próstata e iniciar um tratamento efetivo, com grandes chances de cura, ao descobrir o tumor em estágios iniciais.
Sintomas levam à escolha de tratamentos
Ao apresentar os sintomas do câncer na próstata e ter os resultados dos exames em mãos, o médico pode indicar o melhor tipo de tratamento para a patologia de acordo com a idade do paciente, gravidade do tumor, doenças subjacentes e expectativa de vida.
Quando o câncer está confinado à glândula, um dos tratamentos possíveis é o cirúrgico, denominado prostatectomia radical (retirada da próstata e dos tecidos circundantes), que pode ser realizada por via aberta, robótica e videolaparoscopia.
As opções laparoscópica e robótica oferecem resultados mais efetivos, com menor tempo de internação, menores riscos cirúrgicos e recuperação mais rápida do que a via aberta, que tem sido cada vez menos comum.
Outro tipo de tratamento é a terapia hormonal, indicada para casos avançados, que envolve uso de medicamentos que regulam a produção dos hormônios masculinos.
Mais uma possibilidade é a radioterapia, que faz uso de radiação controlada em certas regiões da próstata, para barrar a multiplicação das células cancerígenas.
É possível prevenir o surgimento de sintomas de câncer de próstata?
Já foi comprovado que diminuir os fatores de risco dessa doença é uma forma de prevenção. A propósito, ser adepto de uma alimentação saudável e com menos ingestão de gordura, principalmente, as de origem animal, ajudam a diminuir o risco de câncer.
Dessa forma, os outros fatores que ajudam na prevenção do câncer de próstata, são:
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Quais são os principais fatores de risco da doença?
Os fatores de risco do câncer de próstata mais comuns para essa neoplasia são:
- Idade avançada (acima de 50 anos);
- Histórico da doença na família;
- Fatores hormonais e ambientais;
- Hábitos alimentares, como o consumo alto de gorduras, pobre em frutas, verduras e vegetais;
- Sedentarismo;
- Sobrepeso.
Sinais e sintomas do câncer de próstata: atendimento humanizado
De modo geral, mesmo a título de prevenção, homens acima de 50 anos devem passar com regularidade no urologista, para avaliar alterações em sua próstata. Quem vai determinar a regularidade da volta às consultas é o próprio médico, a partir dos resultados observados no exame.
É importante ressaltar que detectar o câncer de próstata em seu estágio inicial ajuda nas chances de cura e amplia as possibilidades de tratamento.
Afinal, os sintomas de câncer de próstata avançado afetam muito a qualidade de vida do homem, além de também impactar seriamente o lado psicológico dos pacientes.
Muitos deles tendem a ficar com depressão e ansiedade ao serem diagnosticados com a doença. Por isso, procurar um médico que inspire confiança e apresente um atendimento humanizado é muito importante, inclusive para os resultados do tratamento.
Tratamento para câncer de próstata em São Paulo
Agora que você já sabe quais os sintomas do câncer de próstata, e está precisando de um atendimento especializado com um urologista que entenda sobre os melhores tratamentos da doença e possui referências quando o assunto é câncer de próstata, conheça o Dr. Jonathan Cha.
O Dr Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos das doenças relacionadas à próstata. Além de oferecer diagnóstico preciso e atendimento humanizado, procura as melhores soluções terapêuticas para o paciente, de modo a contribuir também com a sua saúde mental e bem-estar.
Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, principalmente, em relação à saúde miccional de cada pessoa.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!