Para quem está com cálculo renal, os sintomas podem ser dores intensas na lombar, náuseas e vômitos e alterações urinárias.
Se você está com dúvida sobre essa patologia e seus sinais e sintomas, fique neste texto.
O que é cálculo renal e quais os sintomas?
O cálculo renal é uma massa sólida que se forma nos rins e que pode ter várias nomenclaturas, pode ser pedras nos rins, litíase renal ou nefrolitíase. Pode surgir em um rim apenas ou em ambos, o que é denominado de litíase renal bilateral. Esse é um problema do sistema urinário que afeta até 10% da população.
Uma forte cólica renal é o principal indício que uma pessoa está com esse problema, mas, em geral, os sintomas de pedra renal podem ser:
- Dor extrema e não ter nenhuma posição de alívio;
- Náuseas e vômitos;
- Sensação de ardência ou queimação durante a micção;
- Urina rosa, vermelha ou marrom que denuncia presença de sangue;
- Aumento da frequência urinária;
- Pouca quantidade de urina na hora da micção;
- Obstrução urinária.
Em alguns casos, o cálculo renal também desencadeia uma infecção urinária. Nestes casos, os sintomas podem ser:
- Febre que pode ultrapassar os 38 graus e calafrios;
- Urina turva, escura e com cheiro desagradável, etc.
Cálculo renal: sintomas exigem cuidado médico
As pedras nos rins podem ter o tamanho de um grão de areia até dimensões muito maiores. Quando essa formação fica parada nos rins, a pessoa pode não ter nenhum sintoma. Em geral, os pacientes descobrem que têm pedras quando começa uma crise.
À medida que o cálculo renal começa a se locomover pelo rim ou fica parado nos ureteres, bloqueando a passagem da urina, surge a tal dor terrível que muitos descrevem como sendo pior do que a dor do parto. Os sintomas não aliviam a menos que o paciente siga para um pronto atendimento.
Um dos principais sintomas do cálculo renal, a cólica do rim pode mudar de local e até aumentar a intensidade, assim, pode sofrer alterações, sendo:
- Dor nas costas abaixo das costelas;
- Dor que irradia para a virilha ou abdômen;
- A dor vem em ondas ou oscila em intensidade.
Ao ter uma crise de cólica renal com sintomas intensos, é essencial que o paciente procure o atendimento médico, porque cálculos renais maiores do que 5 mm podem provocar obstrução urinária, o que pode trazer lesões ou danos permanentes nos rins.
Além disso, as pedras nos rins também trazem riscos de choques sépticos em pacientes idosos.
Por que surgem os cálculos renais?
O cálculo renal surge quando os rins não conseguem eliminar os sais que ficam acumulados na urina.
Filtrar o sangue e eliminar toxinas, mantendo o equilíbrio hídrico do corpo, está entre as principais funções desses 2 órgãos, que também são responsáveis por produzir hormônios, regular a pressão arterial e controlar o metabolismo do cálcio.
No entanto, alguns fatores prejudicam esse funcionamento adequado dos rins e levam à formação das pedras. O principal deles é a baixa ingestão de líquidos, o que deixa a urina muito concentrada com níveis altos de certos minerais.
Os cálculos renais são formados por substâncias como cálcio (pode estar relacionado à alimentação), ácido úrico (relacionado a condições médicas), estruvita (relacionado a infecções no organismo) e cistina (relacionado a uma síndrome metabólica rara). As pedras de oxalato de cálcio são as mais comuns.
Outros fatores que levam à formação das pedras e podem deflagrar os sintomas dos cálculos renais são:
- Condições hereditárias;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Hiperparatireoidismo;
- Sedentarismo;
- Alimentação baseada em muito sal e proteínas;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Época do ano. O verão favorece a formação dos cálculos renais porque as pessoas não ingerem líquidos na mesma medida que o organismo necessita, etc.
Em geral, esse problema atinge mais os homens do que as mulheres.
Tratamento do cálculo renal e seus sintomas
As pedras nos rins podem ser descobertas a partir de uma crise aguda, que leva o paciente a buscar inevitavelmente um pronto atendimento. Neste caso, os médicos pedem exames que comprovam a presença, tamanho e localização da pedra.
O paciente também pode descobrir a pedra no rim antes de sofrer sintomas por meio de resultados dos exames de imagem.
Se a pedra tiver entre 1 e 4 mm, é possível eliminá-la naturalmente pela urina, apenas aumentando a ingestão de líquidos para favorecer a saída.
Nestes casos, o paciente é tratado com medicações analgésicas ou até mesmo medicamentos para dilatar o ureter. Caso seja constatada uma infecção urinária associada, o tratamento também vai contar com antibióticos.
Porém, se a pedra for maior que 5 mm e o paciente apresentar sintomas como dores severas que não são aliviadas nem com remédios intravenosos, há infecções, risco de obstrução do ureter e outras alterações de saúde, é indicado que o paciente faça uma cirurgia para remoção do cálculo renal em caráter de urgência.
Porém, caso a pedra apresente essas dimensões, porém, ainda não se deslocou, não causou obstruções ou sintomas graves também podem ser programados procedimentos para remoção.
Cirurgia de cálculo renal
O urologista levará em consideração alguns fatores para escolher uma determinada abordagem cirúrgica para remover as pedras, como histórico do paciente, tamanho e grau de dureza do cálculo.
Para remoção do cálculo renal podem ser realizadas uma cirurgias de pedra nos rins a laser, que podem ser os procedimentos endoscópicos como a ureterorrenolitotripsia ou cirurgia percutânea a laser (ou com litotritor ultrassônico); cirurgia por laparoscopia ou robóticas e a litotripsia extracorpórea.
O pós-operatório dessas cirurgias é mais rápido e os pacientes podem voltar mais rapidamente às suas funções cotidianas.
Conclusão
Quem está com cálculo renal e sintomas que prejudicam o bem-estar, deve buscar um urologista o quanto antes para começar um tratamento para eliminar esses desconfortos.
Além de indicar o melhor tratamento, o médico também vai orientar sobre importantes mudanças de hábitos de vida que serão importantes para tentar evitar a ocorrência das pedras nos rins.
O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista no diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico dos cálculos renais, oferece atendimento humanizado e abordagem diferenciada caso a caso para devolver a qualidade de vida do paciente.