Bexigoma: essa condição é perigosa para o paciente?

Bexigoma: essa condição é perigosa para o paciente? Neste texto, vamos abordar o que é e o que causa o bexigoma. Além disso, é possível compreender os sintomas mais comuns, o tratamento mais frequente e se o bexigoma tem cura.

Bexigoma é uma condição na qual a bexiga fica distendida por acúmulo de urina, aliás pode ser entendida também como retenção urinária. Esse problema acontece quando, por alguma razão, a bexiga é impedida de se esvaziar completamente, ficando muito cheia e dilatada.

A fim de esclarecer sobre os riscos dessa condição, preparamos um conteúdo informativo sobre o que significa bexigoma e quais são suas formas de tratamento. Boa leitura!

O que é bexigoma?

Bexigoma é o termo usado para a presença da bexiga palpável logo acima da sínfise púbica, região onde o órgão fica quando está cheio a ponto de ser tocável. 

Essa condição ocorre quando a bexiga não consegue esvaziar por completo a urina, seja por questões que impedem a contração efetiva, pela obstrução do fluxo de urina causado pelo aumento do tamanho normal da próstata, fechamento do canal da uretra ou até mesmo o uso de certos medicamentos que afetam a contração da bexiga.

Bexigoma é grave?

Essa condição pode desencadear em episódios dolorosos e inconvenientes. Com isso, nos casos em que o tratamento é deixado de lado, o problema pode evoluir para quadros mais graves, lesionando outros órgãos, como os rins. 

Por essa razão, é fundamental encontrar formas de tratamento de qualidade. 

Bexigoma: o que causa esse problema?

Uma razão frequentemente associada a obstruções no trato urinário é a presença de pedras, contudo, outras causas de bexigoma que podem impedir o esvaziamento completo bexiga são:

  • Constrição/estenose da uretra;
  • Inflamação da uretra e próstata;
  • Uso de medicamentos, como anti-histamínicos, relaxante musculares, antipsicóticos ou antidepressivos;
  • Alterações neurológicas, como AVC, lesões na medula espinhal e esclerose múltipla; 
  • Infecção urinária;
  • Após cirurgia do trato urinário;
  • Câncer na próstata;
  • Fimose;
  • Hiperplasia benigna da próstata.

Bexigoma: sintomas mais comuns

Como foi descrito anteriormente, os sintomas de bexigoma estão relacionados com o fato da bexiga não se esvaziar completamente, impedindo a eliminação de toda a urina produzida. Dessa forma, os sinais mais comuns são:

Bexigoma: sintomas mais comuns: Vontade frequente para urinar; Dor e desconforto abdominal; Dificuldade para urinar; Jato de urina intermitente; Incontinência urinária. 

É de suma importância ressaltar que ao perceber algum desses sintomas, o paciente deve imediatamente buscar ajuda médica para ter um diagnóstico preciso. 

Para identificar e investigar a causa do bexigoma, além do exame físico detalhado, o urologista deve realizar alguns exames laboratoriais, como de urina e imagem por meio de ultrassom, tomografia computadorizada, testes urodinâmicos e eletromiografia.

Por meio de uma análise, será possível ao médico identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado para cada caso. 

Leia mais:

Combodart diminui próstata muito rápido

Existem complicações do bexigoma?

Quando não tratada adequadamente, o bexigoma pode ocasionar diversas consequências mais sérias. As principais são:

  • Infecções urinárias;
  • Danos na bexiga;
  • Cálculos na bexiga;
  • Lesão renal aguda;
  • Doença renal crônica;
  • Entre outros problemas. 

Bexigoma tem cura?

Sim, o bexigoma tem cura. A propósito, essa condição é fácil de diagnosticar, pois ela é caracterizada pela incapacidade de urinar por completo. Portanto, ao realizar o tratamento corretamente, o paciente pode voltar a ter uma melhor qualidade de vida e ter sua função miccional restaurada por inteira. 

Bexigoma: tratamento mais frequente

O tratamento para bexigoma deve ser recomendado por um especialista. 

Entretanto, na maioria dos casos, é indicado a colocação de uma sonda na bexiga para realizar a eliminação da urina acumulada e aliviar os sintomas do momento. Em seguida, é aconselhado tratar a causa do problema de retenção, que pode ser ocasionada por diversos motivos. 

Nas situações em que a retenção urinária seja crônica, o médico pode inserir uma sonda na bexiga, removendo o agente causador da obstrução, também receitar antibióticos, caso seja uma infecção, ou remédios que têm como função relaxar a musculatura lisa da próstata e da uretra. 

Se esse tratamento não for eficaz no alívio dos sintomas, pode ser que seja preciso realizar uma intervenção cirúrgica.

Diagnóstico para bexigoma é com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Se você acha que depois de entender sobre o que é bexigoma, sintomas e tratamento e como diagnosticar esse problema, está precisando de um atendimento especializado com um urologista, conheça o Dr. Jonathan Cha. 

O Dr. Jonathan Doyun Cha é especialista nos tratamentos clínicos dos problemas urológicos, como a dor nos rins, oferecendo diagnóstico preciso e atendimento humanizado, com avaliação criteriosa das condições da paciente para indicar a melhor abordagem terapêutica para cada caso, conforme gravidade dos sintomas.

Afinal, cuidar da saúde do homem pode prevenir muitos problemas graves no futuro, principalmente, em relação a saúde miccional de cada pessoa. 

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Tirinha de fale conosco e agende uma consulta com o Dr. Jonathan Doyun Cha

Consulta com Urologista

Clique para Agendar Consulta